Educação Infantil

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Distante da idéia de um espaço apenas recreacionista, as situações didáticas da Educação Infantil, envolvidas na pedagogia de projetos, articulam os principais saberes e competências necessários ao desenvolvimento da criança. Sem permitir a perda da infância, as classes da Educação Infantil são uma grande celebração, um espaço onde a vida borbulha e cresce em busca da felicidade.

 

PROPOSTA CURRICULAR DO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elementos culturais básicos :

- Língua Portuguesa

- Matemática

- Ciências Físicas , Biológicas e Sociais

- Artes

Língua Portuguesa Habilidades Lingüísticas e Alfabetização O objetivo fundamental da Língua Portuguesa na Educação Infantil é a Alfabetização.Esta aquisição avança durante as séries iniciais do Ensino Fundamental , mas é importante e possível que todas as crianças cumpram, até o final do 1º ano, a etapa de compreensão e domínio dos mecanismos básicos de funcionamento do código lingüístico.

• Língua Escrita

O processo de aprendizagem da escrita ocorre através de uma série de habilidades desenvolvidas na Ed. Infantil e 1º ano . As crianças convivem com um variado acervo de textos , para que percebam as variadas funções da escrita: Literários : contos , poesias , narrativas , fábulas. Informativos: registros científicos , legendas etc Convencionais : bilhetes , recitas, convites etc. "Nem todas as crianças caminham na mesma velocidade, nem manifestam interesse homogêneo pelo conhecimento da língua. Por isso, se faz necessário conduzir o processo de aprendizagem considerando a heterogeneidade da classe e as demandas individuais, bem como os objetivos previstos para cada série."

Linguagem Oral

A ampliação do repertório da linguagem oral permite a aquisição dos recursos que possibilitam o diálogo , a expressão de sentimentos e a articulação de idéias com coesão e coerência.

• Leitura

O estímulo à leitura pretende a formação de um apreciador dos diferentes gêneros textuais que entenda a leitura como fonte de prazer e de conhecimento .MatemáticaA Matemática deve ser entendida pela criança como um instrumento de fundamental importância para a vida: sua utilização no dia-a-dia e os desafios que a ciência matemática propicia. Na Educação Infantil crianças devem adquirir habilidades que envolvem diferentes graus e qualidades de conhecimento:

 

- Diferentes funções de um número;

- Representar quantidades;

- Indicar posição e representar um código;

- Grafia e interpretação convencional dos números;

- Operações (adição e subtração) e a memorização dos fatos básicos dessas duas operações;

- Vivência de situações que propiciem idéias de multiplicação e divisão.

 

Todo esse conhecimento é desenvolvido através de jogos de tabuleiro e percurso , calendários , álbuns , registros escritos etc...

Além dos conteúdos pertinentes ao sistema de numeração, cálculo e resolução de problemas, é importante realizar atividades destinadas à construção dos conceitos de Geometria e Medida Aritmética : parte da matemática que investiga as propriedades dos números inteiros e de suas frações - quantidades numeráveis / quantidades que podem ser contadas um a um Geometria :parte da matemática que estuda figuras, formas e relações espaciais Conceitos lógico-matemáticos

 

- Noções de ATRIBUTO : cor, forma, espessura, textura

- Noções de MEDIDA : altura, comprimento, peso, tamanho, temperatura

- Conceito de QUANTIDADE : classificação , seriação, correspondência termo-a-termo

- Noções de CONSERVAÇÃO : líquido, massa

- Noções de ESPAÇO E TEMPO : estruturação temporal-espacial

 

Ciências Físicas, Biológicas e SociaisFísicas : Dinâmica , Astronomia , Ótica , Química , Electromagnetismo,etc.Biológicas : Zoologia , Botânica , Ecologia , Biologia etc. Sociais : História , Geografia etc.

O interesse, a observação, o relato sobre o observado, as primeiras conjecturas, o diálogo que amplia, corrobora ou descarta as hipóteses iniciais, o registro sobre o observado através de desenhos, a produção de legendas identificadoras e explicativas para os registros: as salas de aula, a cozinha, o ateliê e os jardins da escola são laboratórios, espaços de pesquisa, descoberta e construção de conceitos elementares. Dessa forma, as crianças aprendem explorando o mundo de maneira muito similar ao processo de trabalho dos cientistas, procurando o significado para as coisas e buscando explicações sobre como o mundo funciona.

Construir todos os passos da metodologia científica : ExperiênciasLevantamento de hipóteses Confirmação ou não de hipóteses para confronto com a ciência oficial.

 

Artes:

(A gênese da arte encontra-se no pensamento infantil)

A Arte é um vasto campo de conhecimento humano , certamente o mais misterioso e belo de todos.

Crianças dessa faixa etária, que ainda não se apropriaram da língua escrita, expressam cotidianamente suas emoções, impulsos, experiências e desejos através de recursos de linguagem não codificados e, por isso, muito mais livres e abertos. Durante a Educação Infantil /1º ano , todos os caminhos da arte devem ser explorados : dança, música, teatro , cinema, desenho , pintura , fotografia e escultura . Através desse contato as crianças transformam o real fenômeno ao qual damos o nome de criação.

A aprendizagem de Artes propõe:

Construção de sistemas de representação em atividades artísticas

Apropriação simbólica de elementos da história da arte

Aprendizagem do uso de técnicas e materiais diversos

 

Nutrição:

Atividades culinárias com o objetivo de formar consciência nutricional através de elaboração e experimentação de receitas saudáveis .

 

Educação Tecnológica: Desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas através de material elaborado pela Lego Education e aplicado pelas professoras da Educação Infantil /1º ano.

 

Referências técnicas-pedagógicas: Monique Deheinzelin / Kátia Smole / Maria Ignez Diniz / Catherine Berdonneau/Santa Cruz

Colégio Oficina
COLÉGIO OFICINA - GUARULHOS/SP